domingo, 21 de fevereiro de 2010

GÊNERO TEXTUAL FÁBULA.LITERATURA - CONCEITUAÇÃO

A FÁBULA
Trabalhando o gênero.
William Roberto Cereja e
Thereza Cochar Magalhães

A fábula é um gênero narrativo ficcional bastante popular e existe há mais ou menos 2800 anos. Quem já não leu ou ouviu uma história curta vivida por animais e que termina por uma moral?Tradicionalmente,as fábulas eram narrativas orais, e não se sabe ao certo quem as criou. Embora muito antigas, continuam a ser contadas e lidas, porque ensinam, alertam sobre algo que pode acontecer na vida real, criticam comportamentos humanos,ironizam os homens.A estrutura da fábula tem servido a muitas versões e reescrituras, muitas delas com intenção humorística.A seguir, você vai ler duas fábulas. A primeira é de Esopo,um escravo grego que viveu no século VI a.C.A segunda é a uma versão moderna da mesma fábula de Esopo, feita por Millôr Fernandes,escritor e cartunista brasileiro contemporâneo.
A GANSA DOS OVOS DE OURO
Um homem e sua mulher tinham a sorte de possuir uma gansa que todo dia punha ovo de ouro. Mesmo com toda essa sorte, eles acharam que estavam enriquecendo muito devagar,que assim não dava. Imaginando que a gansa devia ser de ouro por dentro,resolveram matá-la e pegar aquela fortuna toda de uma vez. Só que, quando abriram a barriga da gansa,viram que por dentro ela era igualzinha a todas as outras. Foi assim que os dois não ficaram ricos de uma vez só,como tinham imaginado,nem puderam continuar recebendo o ovo de ouro que todos os dias aumentava um pouquinho sua fortuna.
Moral:Não tente forçar demais a sorte. (Fábulas de Esopo. Compilação de Russell Ash e Bernard Higton. Trad. Heloísa John. São Paulo:Companhia das letrinhas,1994,p.78.)
A GALINHA DOS OVOS DE OURO
Era uma vez um homem que tinha uma Galinha. Subitamente, em dia inesperado, a Galinha pôs um ovo de ouro.Ouro!Outro dia,outro ovo. Outro ovo de ouro! O homem mal podia dormir. Esperava todas as manhãs pelo ovo de ouro – clara,gema,gala,tudo de ouro!- que o tirava da miséria aos poucos, e aos poucos o ia guindando aos milionarismo. O fato que, antigamente, poderia passar despercebido, na data de hoje atraía verdadeiras multidões. E não só multidões. Rádios, jornais, televisão, tudo entrevistava o homem, pedindo-lhe impressões, querendo saber detalhes de como acontecera o espantoso acontecimento. E a Galinha, também, ia dando aqui e ali seus shows diante dos jornais, câmaras, microfones. Certa vez até, num esforço de reportagem, conseguiu pôr um ovo diante da câmara da TV Tupi. Porém o tempo passou e muito antes que o homem conseguisse ficar rico, a Galinha deixou de botar ovos de ouro.Desesperado, o homem foi ocultando o fato, até que, certo dia, não se contendo mais abriu a galinha para apanhar os ovos que ela tivesse lá dentro. Para sua decepção não havia mais nenhum.
Então o homem – espírito moderno – resolveu explorar o nome que lhe ficara do acontecimento e abriu um enorme restaurante, com o sugestivo nome de Aos Ovos de Ouro.E isso lhe deu muito mais dinheiro do que a Galinha propriamente dita.
Moral:Cria galinha e deita-te no ninho.(Millôr Fernandes.Fábulas fabulosas.12.ed.Rio de Janeiro:Nórdica,1991.p.91-2.)
Questões
1.A fábula é uma narrativa,isto é, um tipo de texto que conta uma história.Compare as fábulas lidas com um conto ou um romance que você leu nas séries anteriores e responda:A fábula é uma história longa ou breve?
2.Embora na maioria as vezes os fabulistas usem animais como personagens de suas histórias,as fábulas podem ter por personagens também pessoas,plantas ou objetos. Na fábula “A gansa dos ovos de ouro”, as personagens são um homem e uma mulher;na de Millôr, as personagens são um homem e uma galinha. Em que a galinha se diferencia das outras galinhas?
3.Compare a fábula de Esopo com a versão de Millôr Fernandes.
a)A partir de que ponto da história Millôr apresenta uma nova versão da fábula de Esopo?
b)Em ambas as fábulas,as personagens perdem a fonte de sua riqueza.Entretanto, o que possibilita o final feliz da fábula de Millôr?
4.As duas fábulas apresentam lugar e tempo imprecisos.
a)Há, na fábula de Esopo, alguma palavra ou expressão que indica o lugar em que ocorreram os fatos?
b)Que expressão da fábula de Millôr indica a imprecisão do tempo?
c)Apesar disso, que frase da versão de Millôr situa a história no mundo de hoje?
5)Tanto uma fábula quanto outra terminam por uma moral, isto é, uma frase que sintetiza as ideias principais do texto e transmite uma ensinamento.
a)Na sua opinião,a moral do texto de Esopo é coerente com a narrativa.Por quê?
b)A fábula de Esopo poderia ter outra moral.Na sua opinião,qual das frases a seguir também sintetizaria a ideia principal do texto?
a)O que é bom dura pouco. B)Quem tudo quer, tudo perde. C)a união faz a força. D)Não adianta descobrir um santo para cobrir outro.
6.Observe as formas verbais empregadas nas fábulas.
a)O narrador é personagem ou observador?
B)Que tempos verbais são normalmente empregados nas fábulas?
7)Observe a linguagem das fábulas em estudo. Que tipo de variedade lingüística foi empregada:a padrão ou uma variedade não padrão?
LITERATURA: CONCEITUAÇÃO.Toda a manifestação artística feita com a palavra recebe o nome de literatura.Esta palavra designa textos que buscam expressar o belo e o humano através das palavras. Embora se tenha amplos significados. Deve-se diferenciar o seu emprego genérico de seu sentido artístico, criativo.A literatura trata de textos que possuem uma preocupação estética, que provoca prazer e conhecimento por seu conteúdo, forma e organização. Por ser uma expressão do homem é um bom meio de comunicação, porque explora todos as partes da linguagem.Ela pode utilizar simultaneamente palavras recursos gráficos ou visuais e é bem vista na comunicação do dia-a-dia. Na televisão, cinema, teatro, shows, DVD, rádio, jornais e até em revistas de quadrinhos.Por que em todos esses campos existe um elemento em comum: a palavra.A utilização da literatura não é de hoje. Na Grécia antiga, Aristóteles, filósofo de destaque, mostrou que a literatura tem também a propriedade de exprimir, mostra sentimentos coletivos, ou seja, de um grupo, sociedade ou de uma época e que os purifica pela expressão escrita, fortes emoções.Esta propriedade chama-se de cartase, ou seja, purificação das emoções. Foi bem explorada por escritores de todas as épocas.Na França, no século XVIII, surgiu outra concepção de literatura: a de ligação entre o homem e o fazer literário, isto quer dizer que, a literatura está intimamente ligada aos aspectos coletivos do homem.Sob esta conceituação, a literatura marcou sua presença em grandes mudanças sociais e políticos. Ela podia com que reinterpretar o mundo, a partir de ações, gestos e palavras de acordo com a situação da sociedade.Por isso, essa associação de inter-relação entre sociedade e literatura, alguns escritores do séc.XIX, viram que havia a necessidade de se compreender a literatura como também em exercício da linguagem da comunicação.A literatura que busca o essencial, o universal, que pode contribuir para a formação dos homens,indicando-lhes a maneira de agir,mostrar os seus prazeres,desejos e outros sentimentos.Isto ajuda o homem a se conhecer melhor.A literatura da a vida, o sentido das palavras, exemplo:Havia um mendigo cego, onde as pessoas que passavam por ele não lhe davam quase nada, mas aí um homem fez a diferença para ele ganhar mais esmolas,trocou o cartaz que carregava com as palavras ”cego de nascença” por outro: “chegará a estação das flores e eu não a vereis”.Com isso nota-se que simples palavras ganham sentimento.LITERATURA E SUAS FUNÇÕES.A literatura pode ser definida como:- Um elemento de catarse;- Um elemento do conhecimento do mundo, tanto do passado, e do presente, como da mentalidade de uma sociedade ou época;- Um elemento essencialmente ligado ao homem, ao seu próprio conhecimento.Em si mesmo, a outros, como um espelho de si mesmo, ou como ele sendo um espelho da sociedade em si;- Um elemento de formação e desenvolvimento em todos os campos do saber: intelectual, moral, ideológico e até estético.CARACTERÍTICAS DO TEXTO LITERARIO:SENTIDOS DAS PALAVRAS.Em um texto literário, dependendo do contexto que uma palavra se encontra, o seu significado pode ser real, ou seja, esta pode ter um objetivo comum a todos.EX: Romeu é cego por isso lê em braile.Este exemplo mostra o valor denotativo da palavra. Aqui no exemplo a palavra cego.Mas esta mesma palavra em outro contexto pode ter outro sentido, ou interpretação.EX: Romeu estava cego de paixão por Julieta.Neste caso a mesma palavra cego tem valor conotativo.Para melhor entendimento, observe:Na denotação aparece:- uma linguagem informativa,objetiva.- Tem por objetivo um conhecimento prático e cientifico.- A palavra é usada no seu real sentido.EX: Ganhei um par de brincos dourados.Na conotação aparece:- Uma linguagem mais afetiva e subjetiva.- tem por objetivo uma apreciação bela e criativa.- A palavra é empregada no seu sentido figurado.EX: Os anos que você esteve ao meu lado, foram anos dourados.ATIVIDADES.01) Indique se as palavras abaixo em destaque estão em sentido denotativo ou conotativo:a) A raiz desta árvore já está afetando a estrutura da casa.b) A raiz de todo o mal da humanidade é a falta de amor.c) Ela é uma víbora perigosa, com suas atividades.d) A víbora é cobra muito perigosa.FIGURAS DE LINGUAGEM.As figuras de linguagem são recursos usados para dar maior ênfase ou sentido á expressão.O estudo dessas figuras ajuda a entender melhor os recursos utilizados pelos escritores em seus textos.Veja algumas das figuras de linguagem mais usadas:COMPARAÇÃO.É uma comparação, ou seja, uma equivalência real entre um comparante e um comparado por meio de um termo de comparação, uma frase,palavra ou locução,que deixa claro a comparação na sentença.EX: Ela é tão feia quanto briga na foice.METÁFORA.A metáfora é uma comparação, mas de maneira indireta, porque não possui em termos específicos de comparação. Ela associa idéias semelhantes, ou seja, usar uma palavra fora do seu contexto normal para fazer parte de um outro contexto.EX: Nosso chefe é um leão.METONÍMIA.Esta é a substituição de um termo por outro com o qual há uma relação de sentido.Essa relação pode ser:- Efeito pela causa.EX: Bebeu a morte.Bebeu veneno- Continente pelo conteúdo.EX: Bebeu dois copos.Bebeu duas doses de wisque- Autor pela obra.EX: Eu li a obra de machado de Assis. Eu li machado de Assis.CATACRESE.É como uma metáfora do dia-a-dia.Seu objetivo é desviar uma palavra do seu sentido próprio para dar nome a outra coisa que não tem nome específico.EX: Braço do sofá. Perna da mesa.EUFEMISMO.É usado para amenizar o que é desagradável, através da substituição de palavras graves e fortes, diretas por outras mais suaves, brandas.EX: Ela passou dessa para melhor. ( quer dizer ela morreu).IRONIA. É uso de palavras, expressões, mas que querem dizer o contrario do que está sendo dito.EX: Com governo honesto e sem corrupção não precisa ter medo do futuro.ANTÍTESE.É usado para opor dois termos na mesma frase ou parágrafo, enfatizando seus contrastes.EX: Quando estou triste, aí que fico alegre.ELIPSE.É quando uma ou mais palavras são omitidas na frase, mas que são subentendidas.EX: Elas todos no quintal de casa.( Quer dizer que elas todas estavam no quintal de casa) o verbo estar ficou em elipse.ANÁFORA.É a repetição de palavras em intervalos regulares no final ou início de frase, serve para enfatizar idéias.EX: Pense em mim. Chore por mim.Liga pra mim.HIPÉRBOLE.Este é o exagero intencional de uma idéia ou sentimento.EX: Ele come feito um leão.PROSOPOPÉIA.É a figura que dá características humanas a seres inanimados, abstratos ou irracionais. Um exemplo comum: são os filmes onde mostram animais com características humanas.EX: O rei leão.Gabarito – Atividades.a) denotação.b) conotação.c) conotação.d) denotação.

Júlio Batisti

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