segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Barroco - Questões de Vestibulares

FONTE:COLA DA WEB

01. (UNIV. CAXIAS DO SUL) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo:



A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais são recursos lingüísticos

presentes na poesia ________.



a) simples a antítese parnasiana

b) rebuscada a antítese barroca

c) objetiva a metáfora simbolista

d) subjetiva o verso livre romântica

e) detalhada o subjetivismo simbolista



Resposta: B


02. (MACKENZIE-SP) Assinale a alternativa incorreta:



a) Na obra de José de Anchieta, encontram-se poesias que seguem a tradição medieval e textos para teatro com clara intenção catequista.

b) A literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um levantamento da terra, daí ser predominantemente descritiva.

c) A literatura seiscentista reflete um dualismo:o ser humano dividido entre a matéria e o espírito, o pecado e o perdão.

d) O Barroco apresenta estados de alma expressos através de antíteses, paradoxos, interrogações.

e) O conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o cultismo é marcado pelo jogo de idéias, seguindo um raciocínio lógico, racionalista.



Resposta: E


03. Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:



a) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.

b) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina.

c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista.

d) A arte barroca é vinculada à Contra-Reforma.

e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas.



Resposta: B


04. (VUNESP)

Ardor em firme coração nascido;

pranto por belos olhos derramado;

incêndio em mares de água disfarçado;

rio de neve em fogo convertido:


tu, que em um peito abrasas escondido;

tu, que em um rosto corres desatado;

quando fogo, em cristais aprisionado;

quando crista, em chamas derretido.


Se és fogo, como passas brandamente,

se és fogo, como queimas com porfia?

Mas ai, que andou Amor em ti prudente!


Pois para temperar a tirania,

como quis que aqui fosse a neve ardente,

permitiu parecesse a chama fria.



O texto pertencente a Gregório de Matos e apresenta todas seguintes características:



a) Trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem direta.

b) Sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida.

c) Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática por simétrica por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo.

d) Temática naturalista, assimetria total de construção, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo.

e) Verificação clássica, temática neoclássica, sintaxe preciosista evidente no uso das síntese, dos anacolutos e das alegorias, construção assimétrica.



Resposta: C



05. A respeito de Gregório de Matos, assinale a alternativa, incorreta:



a) Alguns de seus sonetos sacros e líricos transpõem, com brilho, esquemas de Gôngora e de Quevedo.

b) Alma maligna, caráter rancoroso,relaxado por temperamento e costumes, verte fel em todas as suas sátiras.

c) Na poesia sacra, o homem não busca o perdão de Deus; não existe o sentimento de culpa, ignorando-se a busca do perdão divino.

d) As suas farpas dirigiam-se de preferência contra os fidalgos caramurus.

e) A melhor produção literária do autor é constituída de poesias líricas, em que desenvolve temas constantes da estática barroca, como a transitoriedade da vida e das coisas.



Resposta: D



Texto para as questões 06 a 08



À INSTABILIDADE DAS COUSAS DO MUNDO



Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,

Depois da Luz se segue a noite escura,

Em tristes sombras morre a formosura,

Em continuas tristezas a alegrias,



Porém, se acaba o Sol, por que nascia?

Se é tão formosa a Luz, por que não dura?

Como a beleza assim se transfigura?

Como o gosto, da pena assim se fia?



Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,

Na formosura não se dê constância,

E na alegria, sinta-se triste.

Começa o Mundo enfim pela ignorância

A firmeza somente na inconstância.


06. No texto predominaram as imagens:



a) olfativas;

b) gustativas;

c) auditivas;

d) táteis;

e) visuais.



Resposta: E



07. A idéia central do texto é:



a) a duração efêmera de todas as realidades do mundo;

b) a grandeza de Deus e a pequenez humana;

c) os contrastes da vida;

d) a falsidade das aparências;

e) a duração prolongada do sofrimento.



Resposta: A



08. Qual é o elemento barroco mais característico da 1ª estrofe?



a) disposição antitética da frase;

b) cultismo;

c) estrutura bimembre;

d) concepção teocênctrica;

e) estrutura correlativa, disseminativa e recoletiva.



Resposta: A



09. (SANTA CASA) A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que:



a) descrê da misericórdia divina e contesta os valores da religião;

b) desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza;

c) se deixa subjugar pelo desânimo e pela apatia dos céticos;

d) se revolta contra os insondáveis desígnios de Deus;

e) quer gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura.



Resposta: E



10. (UEL) Identifique a afirmação que se refere a Gregório de Matos:



a) No seu esforço da criação a comédia brasileira, realiza um trabalho de crítica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do século XIX.

b) Sua obra é uma síntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo português, mas combina-os com a paixão das imagens pré-românticas.

c) Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem dúvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as idéias da ilustração francesa.

d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vícios, os ridículos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da época.

e) Sua famosa sátira à autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro é prova de que seus talento não se restringia ao lirismo amoroso.



Resposta: D

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