terça-feira, 30 de junho de 2009

Gênero Textual:e-mail.Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva

E-mail é um sistema de transmissão rápida via Internet em que os usuários se comunicam em questão de segundos. O correio eletrônico, ou seja, a página da Internet é o suporte e o gênero é o e-mail. Isto é, o correio eletrônico é o canal de transmissão do e-mail que é a mensagem. O e-mail ou mensagem, geralmente é produzido e transmitido pela mesma pessoa e o receptor é sempre o destinatário.
O e-mail surgiu em 1971 e seu criador foi Ray Tomlinson que enviou sua primeira mensagem. Ele criou o SNDMSG para transmissão do e-mail e o READMAIL para a leitura ou recepção do mesmo.
Aqui no Brasil a Internet chegou em 1988 numa ação conjunta entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, CNPQ e outros. E hoje é raro o estudante do ensino superior, médio e até fundamental que não tenha acesso a Internet. Até alguns professores preferem receber o material via e-mail.
Esse método rápido, prático e quase universal em que quase todos têm acesso, ou pelo menos a maioria da população tem, tem suas vantagens e desvantagens. Como por exemplo, há uma velocidade na transmissão, mas depende de seu provedor; você pode produzir e ler e-mails na hora, mas isso gera um feedback; por enquanto é de baixo custo, mas o acesso discado (muitos ainda usam esse método) é mais caro; a mensagem pode ser arquivada, mas isso ocupa muito espaço e prejudica o desempenho do micro; entre outras coisas.
O contexto do e-mail baseia-se numa comunicação de textos, onde não precise estar frente a frente durante o diálogo e acontece de forma rápida. Utilizando-se da interação por e-mail fica um pouco difícil se comunicar, sem contextualidade do assunto. Para que haja uma boa interação na comunicação via e-mail, é preciso seguir algumas regras, as netiquetas. Elas nos orientam quanto a manter certa atenção nas cordialidades como não escrever a mensagem inteiramente em caixa alta, caracteriza estar gritando. Evitar erros gramaticais, além de brigas por e-mail. Responda sempre as mensagens individualmente a um destinatário, para evitar transtornos futuros.
Os internaltas assíduos apresentam sua caixas postais invadidas por flams, spams, scams e hoaces e poderão causar aversão ao leitor pois os spams são mensagens não solicitadas como: propagandas, convites, mensagens políticas ou religiosas, retirando a concentração e o entendimento do usuário de Internet assim como pode trazer custos financeiros. Os roacks têm a finalidade enganadora, antes da chegada da Internet eram denominados de malas diretas.
A característica essencial do gênero e-mail é repassar um conteúdo proporcional e vincular a interação a comunicação. O e-mail faz o mesmo, utilizando-se do correio eletrônico para distribuir a mediação do conhecimento de origem, de forma objetiva e que pode se estabelecer de forma dialógica.
As netiquetas funcionam como um conjunto de regras de etiqueta na Internet. Regras que refletem as normas de bom senso à convivência de milhões de usuários na rede. No sentido de manter uma relação de inicio e final bem equilibrada pela educação.
Dados recentes de uma pesquisa revelam que poucos utilizam dessa vertente na comunicação, comprometendo pois a interação entre os envolvidos. O contato e as sensações são transmitidas pelos smillys e palavras.
É importante também conhecermos algumas particularidade que circulam a comunicação virtual para apontar o emissor e o receptor do diálogo, normalmente são de origem inglesa.
É conhecido o quanto a comunicação via Internet revolucionou o circulo de relações humanas e interligou todos numa grande rede de entretenimentos, cultura, lazer, noticias e educação.

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva
Ana Raquel de Freitas


Fonte: Article Marketing Brasil

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